Signos, Zodíaco e Meditação – Capricórnio II


O signo de Capricórnio ocupa o ponto mais elevado do Zodíaco. Ele representa o auge do desenvolvimento humano, os objectivos espirituais mais elevados que a Humanidade pode atingir. Significa também o estágio final de desenvolvimento e o início de um novo período.

Em termos astrológicos, é um novo quadrante e, espiritualmente, é um novo estado de consciência. Pensamos nesse sentido como sendo a passagem do Ano Velho para o Ano Novo, que sempre ocorre no signo de Capricórnio. (…)

No sentido espiritual, o signo de Capricórnio é um símbolo da iniciação na qual se atingem poder espiritual e autoridade através da energia da Vontade, libertando assim a Humanidade das influências e pressões internas. No entanto, isso só acontece quando existe uma auto-consciência desenvolvida, cuja base é a capacidade de pensar e compreender por si próprio, bem como a ética e a cosmovisão independentes que foram desenvolvidas em Sagitário.

Até certo ponto, a expansão da consciência atingida em Sagitário, estabiliza-se em Capricórnio. Esse processo de iniciação é descrito nos textos esotéricos como uma “estabilização da consciência”. Em Capricórnio, isto é evidente na forma de uma individualidade integrada e coerente; em outras palavras, uma individualidade estabelecida em si mesma.

A auto-realização e a individualização dependem de uma Vontade que funcione perfeitamente, pois ela combina os vários elementos da natureza humana numa unidade funcional e provoca a integração ou a reformulação da personalidade.

Todas as habilidades em potencial e todas as metas a serem atingidas, mas também os estados indesejáveis, são estimulados, desenvolvidos ou eliminados, pela força de Vontade vitalizante e conscientemente dirigida, até que uma forma perfeita e lapidada surja, correspondendo ao verdadeiro Ser interior.

Entretanto, esse processo só é plenamente eficaz, quando o indivíduo já desenvolveu o centro do seu EU, sabendo que ele próprio é o portador dessa livre Vontade. Se o centro do Ego for fraco, então a energia integradora e sintetizadora da Vontade não pode se tornar eficaz; a conscientização do próprio Ser fracassa.

Deixe-me a sua opinião. Bem-Haja!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s