GiftEconomy

Economia da Dádiva


Economia da Dádiva é a prática de manter um fluxo de dádivas numa comunidade partilhando os recursos e as competências que nela existem e que assenta na confiança mútua e na gratidão. A dádiva sempre foi parte integrante da economia comunitária, onde cada um doa o seu potencial de sabedoria e de criatividade.

“A economia da dádiva representa uma mudança do consumo para a contribuição, do negócio para a confiança, da escassez para a abundância e do isolamento para a comunidade”
– Charles Eisenstein

Existem neste momento vários mecanismos que promovem a Economia da Dádiva desde as moedas locais, bancos cooperativos éticos, banco do tempo, LETS – Local Exchange Trade System, etc.

Definitivamente não ter dinheiro não é, não pode, nem deve ser uma barreira ao desenvolvimento e evolução do ser humano. É necessário um novo olhar a realidade, onde o Amor pela Natureza seja uma verdadeira expressão de bens e dons que naturalmente todos possuem.

Neste contexto, disponibilizo os meus serviços, com base na confiança que irei receber de volta uma dádiva, e que a mesma, será um valor justo pelo trabalho exercido. Essa dádiva não implica necessariamente dinheiro, pode ser também uma troca, divulgação ou qualquer outra coisa que, pelo seu valor, seja justa pelo trabalho realizado.
 
O mais importante, é que no final do processo, ambas as partes se sintam satisfeitas, gratas e com o sentimento que foram tratadas de uma forma justa. Não existem contratos ou acordos formais.
 

agende aqui a sua dádiva!

 

 

Deixe-me a sua opinião. Bem-Haja!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s