Mapas da Personalidade – Preparar o Futuro, Aqui e Agora


jovensOs jovens, hoje em dia e cada vez mais, precisam desenvolver desde cedo capacidades específicas como consciência e auto-controle das emoções, resiliência, capacidade de resolver problemas, organização e paciência. Estes são alguns exemplos das chamadas habilidades sócio-emocionais, também conhecidas como capacidades não cognitivas. É esse conjunto de habilidades que realmente conta quando a vida nos desafia, nos melindra ou nos presenteia.

O mundo está em profunda e constante mudança e uma onda de novas possibilidades/oportunidades tem vindo a surgir. A maneira de aprender e de ensinar tem se alterado, a nossa forma de trabalhar e viver está mudando e a nossa visão sobre o que é necessário para lidarmos com a vida, também ela, necessita ser actualizada.

É necessário consciencializar crianças, jovens e adultos sobre o impacto das emoções nas decisões do dia-a-dia. Infelizmente, os adultos de maneira geral não têm ainda consciência da importância e do impacto que as emoções têm no quotidiano.  Querendo ou não, elas interferem nas nossas decisões e influenciam o nosso futuro. Conhecer os diferentes sentimentos, dar nome a eles, controlar as emoções e ser capaz de perceber os sentimentos das outras pessoas é a base para todas as relações humanas. É fundamental ajudá-las a formar uma mentalidade sustentável. Ou seja, uma maneira de ver o mundo em que todas as decisões e atitudes diárias tenham na sua essência a noção de equilíbrio, de cooperação entre as pessoas, de senso de comunidade e de transparência nas relações.

O Mapa da Personalidade (Mapa Natal) representa, o relacionamento conceptual existente entre informações que normalmente estão fragmentadas, difusas e pulverizadas no ambiente geral da vida de cada um. Trata-se de uma “ferramenta vital” para ilustrar ideias e conceitos, dar-lhes forma e contexto, traçar os relacionamentos de causa, efeito, simetria e/ou similaridade que existem entre elas e torná-las mais palpáveis e mensuráveis, sobre os quais se possam planear acções e estratégias para alcançar objectivos mais específicos na relação com as diferentes áreas de experiência da vida.

Deixe-me a sua opinião. Bem-Haja!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s