janelas_dalma

Therapy Travel


O Turismo Terapêutico

Fruto das permanentes mudanças socioculturais, a tipologia do turista está a alterar-se. A crise financeira global tem um impacto em diversas áreas e o turismo não é excepção, forçando os turistas a adaptarem-se. A crise trouxe consigo uma revolução consciencial acerca dos modos e estilos de vida da sociedade moderna. Muito mais que turismo, viajar pode ser uma verdadeira arte de cura. Sentirmos cada elemento, paisagem, pessoa e trajecto como uma parte de nós mesmos a necessitar de cuidado e carinho. Assim surge o Therapy Travel – o Turismo Terapêutico.

"Para viajar, basta existir!"
Fernando Pessoa

janelas_dalmaEsta modalidade de turismo que está relacionada com as terapias holísticas e complementares à medicina convencional, ressurge nos dias de hoje de um passado onde outrora (séculos XVIII e XIX), as qualidades profiláticas dos climas e dos recursos naturais na cura e convalescença dos pacientes, marcou o início do turismo tal como o conhecemos hoje.

A experiência terapêutica na atitude de viajar pode estar na admiração e no amor pelo lugar onde se está, assim como no reflexo da expressão criativa de nós mesmos, no contacto com os demais, desconhecidos do nosso dia a dia. De facto este é o tipo de turismo que nos permite utilizar a viagem de férias, por mais curta(s) que possa(m) ser, para entrarmos em contacto com o interior, o nosso processo de cura, ou janelas_dalmapor e simplesmente, tratar do corpo e da alma num ambiente de relaxamento, contemplação e reflexão, através de terapias como a Meditação, a Dança, Passeios, o Sungazing, o Yoga, as Massagens Terapêuticas e de Relaxamento, o Reiki, etc.

Deste tipo de turismo fazem parte um variado leque de pessoas, que vão desde, na esfera pessoal, as que gostam de tratar do corpo e da mente, em locais e espaços com alma e acolhedores, com o intuito de uma rápida revitalização e regeneração energética. Na esfera social, as que gostam de passear tranquilamente por percursos na natureza ou temáticos em zonas semi-urbanas, conhecer o coração da vida de cada comunidade e relacionarem-se com os locais, desenvolvendo assim, as suas capacidades de empatia e resiliência social, adquirindo diferentes tipos de conhecimentos e experiências. E, numa perspectiva universal, as que gostam de experiências em lugares com ambientes descontraídos com paisagens relaxantes e/ou janelas_dalmaacompanhadas com elementos como os desportos de lazer, a cultura, o bem-estar e espaços envolventes que as ajudem a estabelecer a reconexão com a sua essência mais espiritual , entre outras.

Esta é uma modalidade de turismo na qual o turista tenciona gastar pouco dinheiro em viagens canalizando os seus recursos para a expansão da consciência, a harmonia emocional, o bem-estar físico e o alinhamento com a sua Alma. Geralmente, opta por alojamento em opções que lhe permita sentir-se como se estivesse em casa, tipo Turismo Rural e B&B ou até na pousada, o que implica forçosamente ficar longe dos locais massificados tipicamente repletos de turistas. É desta forma que procura ligar-se ao ambiente e, simultaneamente, desligar-se do resto do mundo, partir para outras dimensões, atravessar portais secretos do imaginário, estabelecer novas sinapses e transformar-se em outra pessoa.

Deixe-me a sua opinião. Bem-Haja!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s