Filosofia Neo-Humanista

O Neo-humanismo como filosofia foi proposto pelo filósofo Prabaht Ranjan Sarkar, em 1982, com vista a expandir e elevar os sentimentos humanos em direção à Consciência Suprema, tornando o homem ciente das suas responsabilidades consigo mesmo, em relação aos seus irmãos, ao reino dos animais e das plantas.

baba-photo SITE“O que é Neo-Humanismo? Neo-Humanismo é uma nova explicação de Humanismo. “Humanismo” e “Humanidade” foram palavras muito populares no último século, mas só os seres humanos é que são abrangidos pelo humanismo e pela humanidade.

Esta explicação não é suficiente – não satisfaz a sede de uma sociedade humana em desenvolvimento. Porque é que o amor e a afeição das mentes humanas desenvolvidas tem que estar restringida apenas a outros seres humanos? Porque não incluir os outros seres vivos, incluindo as plantas? Esta é a nova explicação de humanismo – Neo-Humanismo – pois, no Neo-Humanismo todo o mundo animado está incluído.

Então qual é a posição do mundo inanimado no Neo-Humanismo? Fundamentalmente, não existem grandes diferenças entre o mundo animado e o mundo inanimado. Algumas pessoas explicam que quando há movimento numa estrutura ela é animada, caso contrário, é inanimada. Mas esta explicação não é suficiente, porque há dinamismo no interior de ambos os objectos, animados e inanimados.

Assim, o Neo-Humanismo é uma nova ética para este novo milénio. Ele amplia a nossa compreensão do que é o ser humano, através da promoção de uma consciência ecológica da nossa relação com o universo inteiro. O Neo-Humanismo é um convite para entrar em profunda compreensão com o mistério da vida. É uma filosofia de espírito revolucionário com orientação espiritual.

A humanidade está, agora, no limiar de uma nova era. Esta nossa era é a era do Neo-Humanismo – a humanidade que providencia o elixir da vida para cada um e para todos.

P. R. Sarkar

O Neo-Humanismo representa um processo de expansão do nosso sentimento, de um estado de interesse individual ou comunitário, para um sentimento de empatia e identificação, cada vez maior, com toda a humanidade e com todo o universo.

Neo-Humanisnmo – Movimento de Amor por toda a criação, incluindo animais, plantas e entidades inanimadas.

O Neo-Humanismo é o espírito de benevolência. Para ensinar o amor é preciso incorporá-lo. Para encarnar o amor é preciso ver tudo como divino. Para ver tudo como divino deve contemplar-se o ser divino dentro de nós e dançar com a divindade à medida que prosseguimos através das nossas vidas.

One thought on “Filosofia Neo-Humanista

Deixe-me a sua opinião. Bem-Haja!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s