Ayurveda

A Sabedoria Ayurvédica desenvolveu-se através das mentes meditativas dos Rishis, os videntes hindus da verdade, que perceberam que a consciência era energia emanada a partir dos cinco elementos básicos: Éter, Ar, Fogo, Água e Terra. A sua origem vem dos Vedas, os mais antigos manuscritos disponíveis no mundo de hoje. A medicina Ayurvédica é parte da ciência Védica e utiliza na sua abordagem terapêutica plantas medicinais, dieta, exercícios físicos, Meditação, Yoga, Astrologia Védica, Massoterapia, Aromaterapia, Gemoterapia, Cirurgia e Psicologia.

rishis siteA iluminação práctica, filosófica e religiosa dos Rishis, fê-los compreenderem que a fonte de toda a existência é a Consciência Cósmica e que se manifesta como energia criadora (positiva, masculina) e destruidora (negativa, feminina).

A Ayurveda ensina que a memória de experiências físicas, emocionais e espirituais permanecem no organismo, tornando-se parte da profunda inteligência do corpo. As experiências negativas produzem um intenso enraizamento de stress e impurezas, que estão intrinsecamente ligadas ao fluxo do Prana no nosso organismo. Torna-se por isso essencial compreender o Prana e a sua natureza subtil que subjaz à verdadeira terapia de cura que constitui a Ayurveda.

A medicina Védica, mãe de todas as medicinas, é conhecida simplesmente por Ayurveda e representa um importante ramo do Atharva Veda, que é uma das quatro partes do Vedanta (ou Vedas), livro sagrado dividido em Rig, Sama, Atharva e Yajur. Os Vedas, compilados pelo sábio Vyassa a partir de antigos e misteriosos textos escritos em sânscrito, marcaram uma das mais importantes épocas da humanidade, quando floresceram conhecimentos espirituais, éticos e morais do mais elevado nível.

ayur site 1A Ayurveda é a parte dos Vedas relacionada com o estudo das doenças, dos remédios, dos tratamentos, da prevenção de moléstias, da anatomia humana, da cirurgia, da descrição dos órgãos, da distribuição da energia cósmica pelo corpo e do diagnóstico. A partir da Índia, não só os conhecimentos médicos da Ayurveda, mas tudo o que se refere aos mistérios da criação difundiu-se para o resto do mundo, sofrendo transformações e adaptações, mas firmando-se como base doutrinária de muitas artes médicas e filosofias orientais.

É importante referir que o que torna a Ayurveda tão completa, dentro das várias áreas que a concernem, e em relação à Medicina Alopática, é o senso de “holos” (o todo) que lhe é inerente, a sua persistente carga espiritual, não só no sentido religioso, mas sobretudo no sentido em que esta Ciência da Vida doa ao Caminho de cada um, o entendimento dos seus corpos (físico, emocional, mental e espiritual), e da meta a alcançar no seu conjunto.

Deixe-me a sua opinião. Bem-Haja!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s